top of page
  • Foto do escritorrogerio restivo

Quanto custa anunciar vagas de trabalho no Linkedin. Desvendando o custo por clique de visualização.

Atualizado: 13 de mar. de 2022

Quanto custa anunciar uma vaga de emprego no linkedin. Muitos anunciantes de vaga ainda ficam confusos com o valor do investimento necessário e como isso é calculado. Veja esse breve resumo de como isso é feito e o que você deve fazer para aproveitar melhor a grana investida no Linkedin.



Muitos anunciantes de vagas ficam confusos quando optam por promover um anuncio de vaga no linkedIn. A grande maioria não entende o processo e acaba ficando muito bravo quando recebe o faturamento.


A primeira coisa a ter em mente é: O quanto eu gastaria para recrutar um funcionário se eu recorresse a um recrutador profissional para preencher uma vaga? Diante disso, o primeiro erro é pensar em economizar para fazer isso através do Linkedin.


Tenha em mente que você será cobrado pelas visualizações na sua página do anuncio da vaga e não pelos candidatos que se inscrevem na sua vaga. Cada visualização será cobrada com base no valor unitário do CPC, que é o Custo do Clique de Visualização. Essa é a moeda de pagamento no Linkedin, e esse valor unitário não tem um valor fixo, esse valor oscila para mais ou para menos diariamente por conta de vários fatores, o que pode prejudicar a sua expectativa por candidatos elegíveis se você fizer um orçamento baixo por pensar somente na economia e não na qualidade.

1) Sobre os cliques de Visualização:


O clique e visualização é a unidade de valor que será cobrada de você pelas visualizações de candidatos que visitarem o seu anuncio de vaga. Ou seja, cada membro do linkedin que chegar até a página do seu anuncio de vaga equivalem a um clique de visualização. Assim, tenha em mente que você pagara pelas visualizações e não pelos candidatos que apertarem o botão para se inscrever na sua vaga.


Além disso o valor da unidade do clique de visualização não é fixo, O custo por clique (CPC) para cada vaga flutua por dia com base no mercado e na atividade geral conforme o motor de rastreamento usado pelo Linkedin.


Isto inclui:


> A localização do trabalho.

> O título do trabalho.

> E fatores adicionais, tais como outros anunciantes de emprego que procuram candidatos similares no campo.


O preço por clique varia diariamente com base na função e localização, assim como se outras organizações estão anunciando posições semelhantes em um determinado dia.


2) Sobre os orçamentos Diário ou Total:


O que acontece se você registrar o Orçamento Diário:


Nesse caso, assim que o orçamento diário for atingido, o anuncio de vaga entra em pausa e continua no dia seguinte até atingir novamente o valor do orçamento diário. E será assim até que o anunciante da vaga feche o anuncio de vaga. Por Exemplo se você fizer um orçamento de $10 por dia e o seu anuncio ficar ativo por 5 dias, você será faturado em $50, lembre-se que além disso são cobrados impostos e taxas quando forem aplicáveis.


O que acontece se você registrar o Orçamento Total:


Nesse caso o anuncio de vaga é pausado quando o valor do orçamento for atingido e só continuará se o anunciante informar um novo orçamento para a vaga anunciada. O faturamento será o valor do orçamento mais impostos e taxas quando forem aplicáveis.


Além disso tenha em mente que não será possível voltar o seu orçamento para $0 para continuar com o seu anuncio gratuitamente se você estabeleceu um orçamento, nesse caso você precisará fechar o anuncio da vaga e republicar como um anuncio gratuito.


Veja como reformar o seu orçamento de vaga diário ou total:


https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/a517707


Veja como fechar a vaga para não ser mais cobrado, depois de fechar a vaga você poderá fazer uma outra, gratuita ou promovida:


https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/a518551


3) Anúncios de vagas pré-pagos no LinkedIn:


Você ainda terá a oportunidade de comprar os cliques de visualização antecipadamente (Cliques pré-pagos) e ter um bom desconto no valor de aquisição, 35% de desconto, veja pelo link abaixo:


https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/a520584


Quando você faz um anuncio de vaga promovido, você ira informar a modalidade do orçamento para o controle do seu investimento nos anuncios de vaga, e o valor que você informar no orçamento irá influenciar diretamente na quantidade de visualizações que a página do seu anuncio de vaga ira receber, essas visualizações poderão variar de um dia para outro conforme a cotação da unidade do custo por clique (CPC). Se a unidade do CPC estiver mais baixa, você receberá mais visualizações, se a cotação do CPC estiver mais alta, você receberá menos visualizações. Se você pensar só na economia, o resultado poderá não ser o esperado e o culpado por isso não será o linkedin e sim o escorpião no seu bolso.


Quando você envia o seu anuncio de vaga, o linkedin faz uma sugestão de valor para você, confie nisso, na verdade o sistema está te informando o quanto será necessário para que você receba um numero bom de visualizações no seu anuncio, se você não acreditar na sugestão de investimento, você poderá estar rasgando dinheiro em algo que não dará um bom resultado.


Em um dia normal, o valor do clique de visualização costuma ser de US$ 1.00 até US$ 3.00, aqui no Brasil, em Reais, os cliques costumam valer em torno de R$ 4,50. Eu tenho visto o linkedin sugerir em média um orçamento diário de R$ 50,00 até R$ 100,00 por dia para contratar um profissional com Nível de Analista por exemplo.


4) Sobre os anuncios grátis ou promovidos.


No LinkedIn você pode sempre fazer uma oferta de emprego gratuita de cada vez ou quantas ofertas de emprego você precisar fazer de forma promovida. Se você já fez uma oferta de emprego gratuita e deseja fazer outra, o prazo para fechar o emprego gratuito anterior pode ser de até 48 horas. Dependendo da demanda de uso da plataforma, o lançamento pode ocorrer dentro de 4 horas após o fechamento do trabalho gratuito anterior, ou pode levar mais tempo para atingir o máximo de 48 horas.


Importante: Devido à alta demanda por anúncios gratuitos na plataforma, este prazo pode ser prorrogado para que todos os anunciantes tenham a oportunidade de colocar seu anúncio gratuito.


Lembre-se que se você já tiver um anúncio de emprego gratuito, o próximo não será mais gratuito. Se você fizer uma vaga promovida com um período experimental gratuito de 3 dias, o próximo não terá mais o período experimental.


Se você não quer promover uma vaga, tome cuidado ao enviar o seu anúncio de vaga, se você digitar seu cartão de crédito, entrar com um orçamento e postar a vaga sem declarar que a vaga é apenas "Gratuita", como indicado no item 11 no link abaixo, o sistema entenderá que você quer aproveitar os 3 dias de promoção gratuita e depois você quer promover seu anúncio de vaga, isto será assim no primeiro anúncio que você fizer, no próximo você não terá o anúncio gratuito.


https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/a528453


Isso parece, mais não é uma pegadinha. Se você fizer isso de forma errada, nem pense em gastar o seu tempo pedindo um reembolso, a nova politica de reembolsos do Linkedin afirma que os cliques de visualizações são entregues ao anunciante da vaga quando o candidato visualiza a página do seu anuncio de vaga, sendo assim, serviço entregue, serviço prestado, não há o que ser reembolsado.


Da mesma forma, se você já tinha um anúncio de vaga gratuito ativo e fez outro sem respeitar o prazo para fechar o anúncio gratuito anterior, que é de 48 horas, você será cobrado quando tentar registrar o próximo anúncio de vaga.


Rogerio Restivo

in.blog.br


fonte: Linkedim.com

71 visualizações0 comentário
bottom of page